Aldeamento Turístico de Montalvo - 2016

 Vista aérea de Montalvo (foto cedida por um sócio)

 

No que diz respeito, à exploração turística do Aldeamento, pode-se constatar que a taxa de ocupação do Empreendimento, nos meses mais significativos (Julho e Agosto), foi muito semelhante à do ano passado, com um total de 749 hóspedes, a que corresponderam 6011 dormidas.

Tal como no ano anterior, em 2016, o maior número de utilizadores do Aldeamento foram portugueses, com um total de 313 hóspedes, que se traduziram num número global 2355 dormidas.

Em seguida e, praticamente a par, foram os espanhóis, com 174 hóspedes, logo seguidos pelos franceses, com 172 hóspedes e com um número de dormidas praticamente igual.

Finalmente e, por ordem decrescente, estiveram instalados no Aldeamento, hóspedes do Reino Unido, Holanda, Alemanha, Estados Unidos e Canadá, que totalizaram 90 visitantes.

Por razões de vária ordem, a procura de alojamento na Herdade Montalvo está concentrada nos períodos de férias, nos meses de Julho e Agosto, sendo os restantes meses do ano, de muito fraca expressão.

Neste sentido, e procurando contrariar, de alguma forma, esta tendência de quase exclusiva de ocupação sazonal, a Direção recebeu na Herdade de Montalvo, um grupo de agentes turísticos alemães e ingleses, com eventual capacidade de “trazer” outro tipo de hóspedes, de faixas etárias diversas, por forma a rentabilizar as “Villas”, que se encontram disponíveis em outros meses do ano.

Aproveita-se, também, esta Newsletter para lançar um repto aos sócios, para apresentarem os seus contributos, por forma a encontrar nova abordagem de promoção da Herdade de Montalvo no mercado, que permita favorecer uma maior ocupação das camas disponíveis no Aldeamento, ao longo do ano.     

Herdade Montalvo na PIMEL

 Entre os dias 24 e 26 do passado mês de Junho, realizou-se a XXVI PIMEL - Feira do Turismo e das Actividades Económicas de Alcácer do Sal, evento de grande notoriedade regional, que pretende mostrar o que de melhor existe em Alcácer e no seu litoral alentejano. 

 Vista do Stand

A Herdade de Montalvo, não podia deixar de responder afirmativamente, ao simpático convite do Sr. Presidente da Câmara, que fez questão na presença da Montalvo, ao mesmo tempo que cedia, gratuitamente, um Stand na zona mais nobre do Pavilhão da Feira.

Recorrendo a material já existente, de grande qualidade e com belas fotografias do Aldeamento e da Natureza envolvente foi montado um Stand e, assim, quebrado um longo período de algum isolamento da Montalvo. Graças à conjugação de esforços vários e ao empenhamento dos colaboradores da Montalvo, o Stand do Aldeamento, permitiu que os visitantes pudessem conhecer um Empreendimento Turístico, de grande qualidade, que neste momento, é uma das principais referências deste sector na região de Alcácer.

 Visita ao Stand do Sr. Ministro da Economia acompanhado do Sr. Presidente da Câmara 

Montalvo esteve presente, também, através do Centro Hípico, uma vez que o seu concessionário, António Salgado, instalou “boxes” para os seus oito cavalos, proporcionando aos mais novos o “Batismo Equestre”, na zona exterior da Feira.

Mas, António Salgado reservou uma outra surpresa: um passeio de “Charrette” pelas ruas de Alcácer, para enorme satisfação dos mais jovens e seus familiares.

Após a Sessão Solene de abertura da Feira, o Sr. Ministro da Economia visitou os diversos Stands e foi recebido no “Stand da Montalvo” pela Direção, onde teve oportunidade de tomar conhecimento, através de informação detalhada sobre o Aldeamento, de todo o imenso trabalho desenvolvido pela Cooperativa, ao longo de vários anos e que muito apreciou.   

 Boxes do Centro Hípico de Montalvo

Importa referir, ainda, que o “Stand” foi visitado por largas centenas de visitantes, que puderam depositar numa tômbola um boletim, que os candidataria a um sorteio, realizado em colaboração com a Câmara Municipal e que atribuiu duas estadias, em fins-de-semana, na moradia da Cooperativa, no Aldeamento de Montalvo.

Nota Final 

Independentemente de informação anterior enviada aos sócios, aproveita-se esta oportunidade para Informar que o Restaurante foi concessionado ao senhor Henrique Sardinha, a partir de 28 de Novembro, com renovação da decoração da sala de refeições e novas ementas disponíveis aos clientes. O próximo número da Newsletter será dedicado a este importante equipamento da Herdade de Montalvo.