Restaurante 'O Montalvo'

A excelente oferta de alojamento das villas, a elevada qualidade dos vários equipamentos de apoio à exploração turística, bem como a beleza ímpar de uma natureza envolvente, a dois passos do rio e do mar, conferem a Montalvo características únicas, tornando o Aldeamento numa referência na Região do Litoral Alentejano.

O restaurante “O Montalvo”, situado à entrada do Aldeamento, é uma das mais importantes infraestruturas do empreendimento, contribuindo decisivamente para o apoio à atividade turística da Herdade de Montalvo, ao mesmo tempo que se assume como um convidativo espaço para degustar as iguarias da região.

Em regime de Contrato de Cessão de Exploração, conta com uma nova gerência, desde finais de 2016. A partir dessa altura, foi promovida uma remodelação da decoração do restaurante, onde alguns instrumentos e artefactos do quotidiano, pertencentes a épocas remotas, sugerem a memória de um Alentejo rico em cultura e tradições.

Um aspecto do interior

Henrique Sardinha é o novo concessionário do restaurante. Com quarente e seis anos de idade, conta com cerca de trinta anos de experiência, no ramo da restauração, com atividade desenvolvida, desde sempre, nos concelhos de Grândola e Alcácer do Sal. Trabalhou em alguns dos melhores restaurantes da região e é um grande conhecedor da gastronomia alentejana.

O desafio que se coloca ao restaurante “O Montalvo” é oferecer aos clientes, num ambiente acolhedor e simpático, uma cozinha de qualidade, onde a gastronomia tradicional alentejana é rainha. O Menu disponibiliza uma cozinha baseada em saberes acumulados, ao longo de muitos séculos e nos sabores transmitidos, aos mais diversos pratos, por uma criteriosa incorporação de ervas aromáticas, que concedem às iguarias alentejanas, uma deliciosa simplicidade, que caracteriza a Dieta Mediterrânica.

Outra vista do interior do restaurante

Com um horário de funcionamento, entre as 10,00 e as 22,00 horas, os proprietários, os hóspedes e o público em geral têm à sua disposição uma ementa diversificada em que a tradição e o contemporâneo se entrelaçam harmoniosamente, transmitindo aos clientes o prazer de saborear uma cozinha intemporal.

Para início das refeições, nada melhor, que uns Peixinhos da Horta, acompanhados pelos excelentes enchidos alentejanos, paio, chouriço ou presunto de porco preto, criado em pleno montado e cuja base da alimentação é a bolota, que confere à sua carne uma textura e um paladar ímpares. Para rematar as entradas os saborosos queijos locais, de fabrico artesanal, confecionados em algumas queijarias, segundo os preceitos de há mais de duzentos anos.

Sopa de Cação

Seguem-se as sopas, podendo-se optar entre: a Açorda Alentejana, que é uma sopa de pão, alho, coentros, azeite, vinagre e ovos escalfados; a Sopa de Cação que é uma feliz combinação de sabores do peixe com os coentros, alhos, louro, azeite e pão alentejano; e, por fim, o célebre Gaspacho, que servido frio, é um excelente início de refeição, para os dias tórridos do Verão alentejano.

Como pratos principais, merecem especial referência: os Lagartinhos e os Secretos de Porco Preto, acompanhados de batata dourada; as Costeletas de Borrego à Pastora, grelhadas na brasa, com tomate seco e vinho da Madeira e alecrim; ou, um Bacalhau Aveludado, assente em base de pão torrado, cozido e regado com molho de azeite a ferver com alho e coentros e servido com batata-doce e brócolos.

Costeletas de Borrego à Pastora

Para acompanhar as refeições, os excelentes vinhos alentejanos são, naturalmente, a sugestão da “Casa”. Neste sentido, procedeu-se a um levantamento de algumas adegas, com particular destaque para as da região de Alcácer do Sal e proximidades, de onde surgiram alguns vinhos brancos e tintos de grande qualidade.

As sobremesas, todas de produção caseira, refletem a deliciosa doçaria do Alentejo de que se destacam: a Sericaia com ameixa seca de Elvas, a Encharcada com o pinhão de Alcácer e o Pudim de Abóbora com coco.

Com funcionamento ao longo de todo o dia, o restaurante oferece, fora das principais refeições, a possibilidade de se degustar outros sabores típicos do Alentejo. Assim, quer na sala, quer na repousante esplanada são servidos alguns petiscos, como: Favas à Alentejana, Coelho de Coentrada, Ovos com Farinheira de Porco Preto, Enchidos de Porco Preto e Queijos da Região. É a oportunidade para se saborear estes petiscos e beber um bom vinho.

  As delícias da sobremesa

Paralelamente à atividade do Restaurante, Henrique Sardinha, explora o Mini Mercado do Aldeamento, onde são disponibilizados produtos de primeira necessidade, bem como licores artesanais de hortelã, bolota, alecrim, poejo e laranja; compotas caseiras de melão e de gila com nozes; e, o mel biológico, produzido a partir de colmeias instaladas na Herdade de Montalvo.

Esta breve apresentação do Restaurante “O Montalvo”, no presente número da Newsletter, não pretende ser mais, do que um relembrar e formular um convite aos sócios e proprietários, para um equipamento ao seu dispor, onde vale a pena entrar e, sossegadamente, tomar uma bela refeição.

Health and Sports Club

O Polidesportivo do Aldeamento abriu ao público, com a presença do Presidente da Direção, Eng.º Vela Gomes, no passado dia 15 de Junho, com a nova designação de Mundo – Health and Sports Club.

Em regime de Contrato de Cessão de Exploração o concessionário Rui Gambóias vai disponibilizar ao público aulas de natação, pilates, yoga, reiki, massagens e hidroginástica.

No Contrato de Cessão de Exploração estão incluídos os campos de Ténis e do campo polivalente, pelo que estão previstas, ainda, a realização de múltiplas atividades, no âmbito da formação desportiva, nomeadamente, de Ténis.

Tendo em consideração a importância que representa esta infraestrutura para o Aldeamento e do potencial que encerra será objeto de uma Newsletter, que lhe será dedicada integralmente, para numa conversa com o concessionário, se dar notícia dos seus projetos para o futuro próximo.

 

 

O Concessionário Rui Gambóias com os elementos da sua equipa Sandra e a Fisioterapeuta Jéssica