A Região

Informação Geral

Debruçada em anfiteatro sobre o Sado, Alcácer do Sal é uma cidade histórica, povoada de velhos bairros medievais e encimada por um castelo de base muçulmana. Município de grandes dimensões, Alcácer tem no seu coração a Reserva Natural do Estuário do Sado, área de enorme interesse ambiental extremamente rica em espécies animais e vegetais.

A dois passos, a península de Tróia e a Comporta fervilham de grandes projectos turísticos e oferecem um variado leque de opções de actividades e lugares de interesse. Indiferentes à passagem do tempo e dos turistas, algumas das mais tradicionais aldeias da zona perpetuam as tradições e deliciam-nos com o pitoresco da sua arquitectura, ou dos costumes das suas gentes.

Comporta

Esta aldeia com crescente importância turística situa-se a pouca distância da costa oceânica e tem um conjunto arquitectónico equilibrado, que constitui um testemunho contra a uniformização e despersonalização típicos do desenvolvimento moderno. Uma das principais produções desta zona é o arroz.

Carrasqueira

Povoado de pescadores integrado na Reserva Natural do Estuário do Sado, destaca-se pelo seu porto de pesca palafítico, construção única na Europa, que oferece uma perspectiva única sobre os sapais, e pelas tradicionais habitações feitas em madeira, caniço e "bacejo" ou "estorno"

Golf

Tróia

Gastronomia

Torrão

O encanto desta freguesia emana das ruas e das casas encimadas por enormes chaminés. Torrão recebeu foral manuelino em 1512. Terá sido berço de Bernardim Ribeiro, famoso poeta e escritor quinhentista. A 35 quilómetros da sede do concelho, possui uma igreja paroquial que é monumento nacional. Fora da vila, a caminho de Vila Nova de Baronia, surge, na extensa planície, uma construção singular - jóia da arquitectura popular – a Ermida de Nossa Senhora do Bom Sucesso. Numa paisagem de olivais e trigo, não faltam os rebanhos de ovelhas, cujo leite permite o fabrico de produtos de qualidade: queijo e queijadas.

No vale de Xarrana (afluente do Sado) ressaltam as azenhas e os freixos. A barragem de Vale de Gaio é um dos locais ideias para a prática da vela, do windsurf e da pesca desportiva.

Santa Susana

Pequena aldeia de casas brancas a sobressair das searas e dos sobreiros. Destacam-se a igreja e as suas duas magníficas pinturas sobre madeira, do séc. XVI. A barragem de Pego do Altar, nesta freguesia, é também convidativa. Entre os bosques e o céu azul, a superfície espelhada das águas presta-se aos prazeres e ao desafio das actividades aquáticas.

Herdade do Pinheiro

Constitui um exemplo de arquitectura e urbanismo populares, com casas brancas, ordenadas num conjunto equilibrado. Do alto do Monte do Pinheiro dá para ver uma grande parte do Estuário do Sado. Aqui nidificam várias espécies de aves, anatídeos e limícolas. Durante a época romana, existia nesta herdade um centro industrial de salga de peixe, considerado um dos mais importantes do Mediterrâneo Ocidental.

Villa Romana de Santa Catarina de Sítimos

Estação arqueológica onde foram desenvolvidas escavações em 2006 e 2007, que revelaram uma piscina monumental e um santuário provavelmente dedicado à deusa Vénus. É possível efectuar visitas guiadas, com marcação prévia junto do Posto de Turismo ou do Gabinete de Arqueologia da Câmara Municipal de Alcácer do Sal.