A natureza
tem a palavra

Na Herdade de Montalvo cabem várias naturezas. Cabe uma floresta de pinheiros e sobreiros, uma área de montado, uma lagoa, arrozais e até cabe parte do rio Sado e suas margens. Em todo este espaço há silêncio, há espécies e espécies de animais para observar durante o dia, e há estrelas e estrelas para admirar durante a noite. A Herdade de Montalvo é, sem dúvida, um local para descobrir devagar por quem gosta de passear.

Aqui os seus
vizinhos voam


Para além de estar na rota do flamingo, esta Herdade é espaço de nidificação para mais de 100 espécies de aves, das quais destacamos a cegonha-branca, o pato-real, as garças, o perna-longa e a águia sapieira. Mais cá por baixo, encontramos a raposa, a lontra, o texugo, a gineta, o javali, a lebre e o coelho. Uma fauna variada com quem se poderá cruzar nos longos passeios matinais.

Uma floresta que
se levanta para
o cumprimentar


Uma parte da Herdade de Montalvo é feita de floresta. Sobreiros, pinheiros mansos e bravos convidam-no a dar uma volta pelos seus muitos quilómetros de caminhos, descobrindo, aos poucos, a grande variedade de vegetação que esta região tem para oferecer. Quer vá pela esquerda, pela direita, ou em frente, terá sempre uma experiência surpreendente.

Uma lagoa onde a
natureza se penteia


Nesta Herdade também o azul tem dimensões generosas. Vizinha das Villas está a maior lagoa de água doce da região da Comporta. Nas suas águas há espaço para, com toda a segurança, participar em atividades que são organizadas a pensar nos seus momentos de lazer como: remar, fazer windsurf, praticar padle board, ou realizar pesca desportiva. E também lhe sugerimos que se sente nas margens desta lagoa e assista ao espectáculo deslumbrante do nascer do sol.

Recue 10 000
anos quando visitar a
Duna Paleolítica!


Na Herdade de Montalvo, para além de viver muitas histórias, também pode encontrar muita História. Basta que vá visitar a “nossa” raríssima Duna Paleolítica, repleta de espécies vegetais únicas e de grande interesse, cuja alvura que dá nome à própria Herdade – o Monte alvo.

Para abrir o apetite,
passeie nos arrozais


A Herdade de Montalvo não é só fértil em tranquilidade, também é fértil em arroz. Integrada na zona do estuário do Sado, a terceira região produtora de arroz em Portugal, esta Herdade todos os anos dá vida a esta cultura. Visite os arrozais, pelo percurso ao longo do canal de rega e depare-se com uma paisagem fascinante, habitat de muitas espécies de pássaros e viveiro de muitos mariscos.

Sorria
para o rio


O Rio Sado faz das nossas terras a sua costa. E, como prova das boas relações entre ambos, a Herdade alberga um antigo porto nas suas águas.- o Porto do Barco.  Situados em plena Reserva Natural do estuário do Sado, temos o privilégio de estar na primeira fila para observar toda a enorme diversidade de fauna – das garças aos flamingos, passando, claro, pelas cegonhas -, no seu estado mais puro. Por tudo isto, é sempre bom passar por cá.